Apresentação dos alunos expositores da direita para esquerda: Fernando, Elineide,Leide Daiane e Edinelma. Queremos com esse trabalho, refletir junto a sociedade,sobre a origem e a formação do povo brasileiro, mostrando que o Brasil é um pais de um povo, que surgiu de três elementos, de diferentes etnias e credos. *Compreender a organização e atuação do povo brasileiro em grupos sociais; *Resgatar os valores ético e morais, perdido no processo de transição entre o *Autoritarismo e o Democrático; *Refletir sobre as relações socias e o poder; *Possibilitar debates sobre o nível de consciências das pessoas, se tratando da miscigenaçação; *Despertar nas pessoas a manifestação das emoções e a cultura de respeito a indivíduo.

MISCIGENAÇÃO QUE MISTURA É ESSA, é Tema de estudo desenvolvido, através de Projeto de Pesquisa, que os alunos da 8ª Série "A" Escola Rio Tocantins-CAIC estão investigando. Apresentação Hoje, mais do que nunca, a questão do preconceito está sendo amplamente discutida pelos segmentos sociais, mas ainda reina a discriminação de todos os gêneros: racial,contra a mulher, contra as classes menos favorecidas, gerando com isso, a divisão de grupos, que de certa forma são empurrados a exclusão social. A discriminação racial, apesar de ser discutida nas escolas, ainda é visível em muitas pessoas tendenciosas. Por isso é necessário que haja uma conscientização em massa, pra minimizar ou desaparecer tal problema, permitindo que a sociedade respeite e valorize mais o ser humano, independente da cor, etnia, credo, opção sexual, tendência partidária e outros, reconhecendo que a mistura de raças deu origem a formação do povo brasileiro,que no contexto histórico,e no decorrer dos tempos, formaram assim, a verdadeira história de luta buscando sua identidade e consequentemente a construção do País que somos hoje.

Alunos na APAE de Marabá Entendimento do grupo de trabalho Percebemos, que a partir do momento em que, a Rede Globo mandou para o ar a novela das 8h, onde na sua trama aborda a questão da Síndrome de Down, é que despertou em grande parte da sociedade o entendimento dessa questão. Durante a pesquisa realizada nas folhas 05 e 06 da Nova Marabá, com mães que tem filhos com SD , no seus depoimentos relatam que só agora conseguiram entender que a SD não é uma doença, e que essas pessoas precisam muito de apoio para irem a escola, e para o trabalho. A discriminação ainda é forte pela a falta de conhecimento, mas a mídia tem reforçado o entendimento sobre esse mito da Síndrome de Down. A revista Nova escola traz uma grande reportagem com tema: A SOCIEDADE EM BUSCA DE MAIS TOLERANCIA, cabe a escola contribuir para a formação dessas crianças com Down. Revela também, uma estatística da reação das famílias quando sabe que nasceu uma criança com Síndrome de Down....

Visitando a APAE de Marabá, alunas querem saber: A Síndrome de Down é uma doença ou uma modificação genética? Como já foi dito, a SD não é uma doença, são pessoas que nascem com a trissomia 21. Mito: Os portadores de SD morrem cedo? Toda criança que nascem com SD, geralmente nascem com cardiopatia congênita, no passado muitas crianças não eram diagnóticadas à tempo, então a maioroa delas só viviam até os 15 a 16 anos. Hoje, graças a medicina moderna, aos meios de comunicação e atenção especial dos pais, esse quadro vem mudando, 80% dos Down vivem de 35 ou 50 anos de idade.

Apresentando o Estudo A Síndrome de Down, atualmente vem sendo bastante discutida,em pequenos grupos sociais e pelas mídias, mas durante muito tempo acreditou-se que era uma doença, talvês por falta de informação, gerou-se um preconceito social, e os portadores da trissomia 21 ou seja, o Down, ainda sofre muita discriminação, tornando a vida dessas pessoas mais dificil. Graças ao avanço da Medicina, e das TIC Tecnologia de Informação e Comunicação: alguns estudiosos explicam a sindrome de Down, como acidente genético ou anomalia, assunto que a sociedade aos poucos vem lançando um novo olhar para melhor tratar e lidar com esses portadores. Como não tinhamos conhecimento sobre a Síndrome de Down, começamos as primeirs leituras, onde explicava a Síndrome, como um acidente genético, e que o Down, tem um cromossomo extra que é chamado: trissomia 21 no qual provoca no organismo um excesso de 329 gêneses por célula. Outro ponto abordado foi o desevolvimento intelectual, que vai depender da herança genética, de sua aceitação na familia, como a criança é tratado em casa, na escola e na sociedade. Segundo reportagem televisiva, não existe uma causa específica, porém quanto mais idade a mulher tiver para engravidar, aumenta a posibilidade de ter um filho com Síndrome de Down (Revista Época 18 de Setembro de 2006). A revista Nova escola, mostra um levantamento da reação dos familiares ao saber do problema da criança,73% não aceitam imediatamente, apenas 25% aceitam e 2% rejeitam seus filhos. Com base no estudo, e na abordagem que a mídia vem fazendo constatemente, foi o que despertou o nosso grupo, á pesquisar e divulgar esse estudo na FECCART Feira de Cultura e Arte da Escola Rio Tocantins-CAIC Essa pesquisa, foi realizada nas comunidades periférica da Nova Marabá-PA. Local onde mora a maioria dos alunos dessa escola. Resolveu-se, publicar estudos nesse blogger, visto que o mesmo: foi criando para trocar experiências, ampliar conhecimentos através de Projetos Educativos e propiciar um intercâmbio cultural com os internautas.

Objetivo do trabalho: É compreender o comportamento das pessoas diante dos portadores de Sindrome de Down, apartir da inflências das Mídias Queremos com esse trabalho: 1-Entender o que é Sindrome de Down? 2-Refletir sobre a importâmcia das mídias para mundança de comportamento das pessoas em relação aos portadores da Sindrome de Down? 3-Cooperar com as pessoas que tem parentes com Síndrome de Down, e por desconhecerem encaram como doença? 4-Desmistificar o mito da Sindrome de Down para sociedade? 5-Sensibilizar as pessoas em relação ao preconceito? Problemática: Qual a mudança de comportamento das pessoas que moram na periferia da Nova Marabá em relação aos portadores de Síndrome de Down, a partir das Mídias? Sabemos que: 1-O portador de Síndrome de Down tem aparência difernte; 2-Tem vida curta; 3-Tem tendência a obeosidade; 4-Dificuldade de falar; 5-Não podem ter filhos, porque são estérios; 6-Tem comportamento agressivo; 7-Tem dificuldade de aprender. 8-A maioria das pessoas apresentam preconceito; 9-A novela página da Vida da Rede Globo, tem mudado o comportamento das pessoas em relação aos portadores da Sindrome de Down.