Projeto Educação Ambiental


ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL RIO TOCANTINS

FRANCILEIDE PEREIRA MARTINS
LUCIA BOTINELLY
MIRIAN ROSA PEREIRA


PROJETO MEIO AMBIENTE E QUALIDADE DE VIDA

  RESUMO
O projeto “Meio Ambiente Qualidade de Vida” feito e organizado pelos professores Lúcia Botinelly, Francileide Pereira Martins e Mirian Rosa Pereira proposto para os alunos de 5ª a 8ª série do ensino fundamental da escola Rio Tocantins – CAIC, com duração de 6 meses. Este estudo objetiva despertar nas crianças a curiosidade pelos assuntos pertinentes a situação do lixo do planeta, visando desenvolver sensibilização e consciência de preservação do meio ambiente e dos recursos naturais não renováveis, promovendo educação ambiental na comunidade escolar. Para isso, fizeram uma abordagem histórica sobre a questão dos resíduos sólidos, recorremos à idéia de alguns autores os quais destacamos: Paulo Frei, Piaget, Andrade, Leff, Franz Krackjberg, etc. Em seguida foram realizados vários estudos em forma de pesquisas, debates e entrevistas usando a mídias: TV, maquina fotográfica, caixa de som, computadores,impressora,etc. junto a comunidade escolar. Observou- se que a maioria da população mostra-se alheia aos “bonitos” discursos sobre a problemática ambiental, e enquanto isso, os problemas tendem a se agravar. Diante dessa situação, fica evidente a importância de educar os futuros cidadãos brasileiros visto que, como empreendedores, venham a agir de modo responsável e com sensibilidade, conservando um ambiente sustentável, tanto para o presente e para o futuro, como participantes do governo ou da sociedade civil, saibam cumprir suas obrigações, exigir e respeitar os direitos próprios e o das outras pessoas.
PALAVRAS-CHAVES: Preservação, Racionalização, Educação, lixo, Sustentabilidade.




                   JUSTIFICATIVA
O planeta terra é a nossa grande casa, dele depende nossa vida, por isso devemos estar preocupados com a nossa saúde e viver em um ambiente agradável, pois as modificações na natureza podem ter conseqüências diretas na qualidade de vida que tanto buscamos. Atualmente vivenciamos tais reações ocorridas devido á falta de reflexão das pessoas na sua relação com o meio ambiente que se traduzem em imensas degradações ambientais.
Mas precisamos lembrar que a natureza faz parte da nossa vida temos o compromisso de defendê-la e também aproveitando os materiais desperdiçados pelo consumo diário e aprendendo a transformá-los em arte. A Educação ambiental deve ser trabalhada na nossa casa, na nossa escola, no nosso local de trabalho, nosso clube, na nossa rua, no nosso bairro, na nossa cidade no campo, na praia, no nosso estado no nosso país, afirma: Herbert de Souza (Betinho), “tudo o que ocorre no mundo, seja no meu país, na minha cidade ou no meu bairro, ocorre comigo e com todos os seres. Portanto, as pessoas precisam participar das decisões importantes referentes á preservação do meio ambiente (p. 28).
Pois, os problemas ambientais do nosso tempo também interessam ao conjunto da humanidade, e não apenas aos países campeões de devastação. Se um governo não toma providência quanto à poluição gerada no ar de suas cidades e campos, em seus rios ou em suas águas territoriais, os impactos ambientais resultantes podem ter repercussões globais. O modo de vida de uma pequena parcela da humanidade baseada no uso intenso dos recursos naturais e no consumo desenfreado está pondo em risco a riqueza ambiental do planeta. E isso afeta a todos.
Sendo assim, cuidar do meio ambiente e dos recursos naturais não é apenas tarefa dos governos, muitos grupos da sociedade estão organizados para lutar contra a devastação do patrimônio ambiental, buscando alternativas para melhorar a qualidade de vida do nosso planeta.
Embora, sendo o “Meio Ambiente” um tema transversal que está inserido nos PEN´S, as escolas ainda tem consciência da importância e urgência de iniciar um trabalho voltado para os problemas ambientais. Sendo assim, faz-se necessário, nós educadores encontrarmos meios norteadores para a nossa orientação pedagógica tentando minimizar os problemas ambientais proporcionando atividades para conservação desde as séries iniciais ao ensino fundamental trabalhando o projeto nas turmas do 6º ano ao 9ºano através de pesquisas, coleta de dados, tecnologias, conscientização e reflexão sobre o meio ambiente e a qualidade de vida.

SITUAÇÃO PROBLEMA

Nossos alunos apresentam a necessidade de conscientização e reflexão sobre a questão sócio-ambiental do seu espaço de vivência. Como o meio ambiente pode está influenciando a qualidade de vida dos educandos.

OBJETIVO GERAL
Observar e analisar fatos e situações do ponto de vista ambiental de modo crítico, reconhecendo a necessidade e as oportunidades de atuar de modo reativo e propositivo para garantir um meio ambiente saudável e uma boa qualidade de vida.


OBJETIVOS ESPECÍFICOS
• Analisar e modificar a partir de uma ação planejada, um espaço na área da escola numa perspectiva de respeito com a natureza.
• Produzir ações reflexivas nos educadores, numa perspectiva de conscientizá-los da importância do seu papel como agente transformador do meio ambiente.
•Vivenciar com os educandos, bem como orientando e acompanhando as ações desenvolvidas por estes.
• Construir e analisar painéis contendo gravuras de paisagens naturais e modificadas estabelecendo um contraponto entre ambas.


CRONOGRAMA DE ATIVIDADES
• Apresentação do projeto, estabelecendo um debate sobre o Meio Ambiente, construído pelos alunos;
• Realizar em conjunto com os alunos um micro – projeto com idéias dos mesmos;
• Programar visitas a um lixão, a um rio poluído, a uma estação de tratamento de água, para que os alunos desenvolvam capacidade de observar a situação ambiental;
 • Propor aos alunos que façam desenhos caracterizando dois momentos do espaço onde se situa a escola;
•Promover aos alunos que visitem a prefeitura ou a câmara dos vereadores da cidade para averiguar se há algum plano de reurbanização, reforma ou construção a ser iniciado, se existe na cidade um projeto que priorize a coleta de lixo seletiva, verificando se as mudanças previstas irão alterar a paisagem atual e o que elas acarretarão, em relação aos aspectos positivos e negativos;
•Estabelecer um questionamento sobre as obras feitas em sua cidade ou bairro e no caso de sua comunidade precisar de obras urgentes (ruas pavimentadas, saneamento básico, água encanada e tratada, iluminação pública entre outros.) verificando também se a coleta de lixo é feita freqüentemente no seu bairro;
•Pedir que registrem o que viram em cartazes ou textos e façam à socialização do conhecimento adquirido com os demais;
•Realizar oficinas de reciclagem;
•Produção de panfletos explicativos sobre os cuidados de higiene física e ambiental;
• Reunir jornais e revistas que falem de problemas ambientais da região e promover sessões de leitura e discussão entre os educandos;
• Coleta seletiva de lixo.
• Familiarizar os alunos a discutir os motivos das situações estudadas. Quem joga o lixo nos rios? Quem é responsável pela coleta de lixo? Quem deve ser cobrado quando há enchentes?Quais os direitos dos cidadãos em relação à qualidade do meio ambiente? E quais são as suas obrigações?
•Solicitar aos alunos que tragam de suas casas, das ruas, dos bairros, da escola, de pessoas, em fim, todas que tiverem imagens do bairro e da cidade deles;
• Fazer com que os alunos examinem essas fotos e percebam as transformações ocorridas ao longo do tempo em vários aspectos registrados nas fotografias; número de pessoas, de casas, tipos de casas, roupas, tipos de trabalho, vegetações encontradas, entre outros;
• Construção de uma pequena bibliografia em relação á temática em estudo;
• Elaboração de peças teatrais colocando em evidência a questão ambiental;
• Promoção de palestras sobre a temática em questão evidenciando, sobretudo, a preservação ambiental;
• Culminância do projeto.

 CRONOGRAMA DO MÊS
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Atividades
MARÇO
ABRIL
MAIO
JUNHO
AGOSTO
Apresentação
do Projeto
X




Programar visitas a um lixão e outros órgãos
X
X



Palestras
X
X
X


Realização de oficinas de reciclagem


X
X
X
Produção de panfletos



X


Coleta seletiva de lixo


X
X

Montagem de painéis



X
X
Construção de livrinhos informativos



X

Construção de peças teatrais


X
X

Construção de palestras sobre a preservação ambiental



X
X
Visita à comunidade



X

Culminância




X

           
               RECURSOS
                Recurso Material: papel, caneta, fitas Adesivas, cartolinas, pincel anatômico, lápis de cor, revistas, TNT, cola, tinta, álcool, tesoura, papel 40 kg e vídeos informativos.


             AVALIAÇÃO
             Diagnóstica; Continuada e Processual; Observação; Diário de Bordo; Seminário e Portfólio.


            BIBLIOGRAFIA
           
            REIGOTA, M, Desafios à educação ambiental escolar. In Jacobi, P, et. al (orgs) Educação, meio ambiente e cidadania: reflexão e experiência São Paulo SMA 1998.
            JACOBI, P. et. al, (orgs) Educação , meio ambiente e cidadania e reflexão e experiência. São Paulo: SMA.
           JACOBI, P. Cidade e meio ambiente. São Paulo. Annablume, 1999.
           http:/w.w.w recicloteca.org.br/Deflanlt. asp.