Cantando na Escola
ESCOLA
MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL RIO TOCANTINS
FRANCILEIDE PEREIRA MARTINS
LUCIA BOTINELLY
MIRIAN ROSA PEREIRA
PROJETO: CANTANDO NA ESCOLA.
MARABÁ –
PA
2010
APRESENTAÇÃO
A Arte de dançar e cantar faz parte das culturas humanas e sempre
integrou o trabalho, as religiões e as atividades de lazer.
Atualmente, o desenvolvimento tecnológico aplicado as comunicações
vem modificando consideravelmente as referências musicais das
sociedades pela possibilidade de uma escuta simultânea de toda a
produção mundial por meio de disco, fitas, rádios, CDs,
televisões, computadores, jogos eletrônicos, cinema, publicidade,
etc..
Toda ação humana envolve a atividade corporal e oral. A criança
é um ser em constante mobilidade e utiliza-se dela para buscar
conhecimento de si mesma e daquilo que a rodeia, relacionando-se com
objetos e pessoas. A ação física é necessária para que a
criança harmonize de maneira integradora as potencialidades motoras,
afetivas e cognitivas.
Nesta visão, a escola objetiva mobilizar em propiciar o
desenvolvimento do pensamento artístico e da percepção estética,
que caracterizam um modo próprio de ordenar e dar sentido à
experiência humana: o aluno desenvolve sua sensibilidade, percepção,
e imaginação, tanto ao realizar formas artísticas quanto na ação
de apreciar e conhecer as formas produzidas por eles e pelos
colegas; pela natureza e nas diferentes culturas.
A partir desse foco realizaremos aulas de musica buscando
informações teóricas com autores, pesquisas de letras musicais,
que fundamente suas atividades pedagógicas:
Que tipo de conhecimento caracteriza a arte?
Qual a sua importância no meio social?
Como as contribuições da arte podem ser significativas para o
aluno?
Com relação aos conteúdos, este projeto orienta-se o ensino da
área de modo a acolher a diversidade do repertório cultural que a
criança traz para a escola, a trabalhar com os produtos da
comunidade na qual a escola está inserida.
Além disso, o incentivo à curiosidade pela manifestação
artística de diferentes culturas, por suas crenças, uso e costumes,
pode despertar no aluno o interesse por valores diferentes dos seus,
promovendo o respeito e o reconhecimento dessas distinções;
ressalta-se nesse projeto opertinência intrínseca de cada grupo
e de seu conjunto de valores, possibilitando reconhecer em si e
valorizar no outro a capacidade artística de manifestar na
diversidade.
Objetivo
Geral
Compreender e saber identificar a arte como fato histórico contextualizado nas diversas culturas, conhecendo respeitando e podendo observar as produções presentes no entorno, assim como as demais do patrimônio cultural e do universo natural, identificando a existência de diferenças nos padrões artísticos.
Objetivos
Específicos
Interpretações de músicas existentes vivenciando um processo de expressão individual ou grupal, dentro e fora da escola.
Arranjos, improvisações e composições dos próprios alunos baseados nos elementos da linguagem musical em atividades que valorizem seus processos pessoais, conexões com a sua própria localidade e suas identidades culturais.
Utilização do sistema modal/tonal na prática do canto a uma ou mais vozes
Apreciação e reflexão sobre músicas da produção regional, nacional e internacionais consideradas do ponto de vista da diversidade, valorizando as participações ao vivo.
Músicos como agentes sociais: vidas, épocas e produções;
A música é sua importância na sociedade e na vida dos indivíduos.
Metodologia
Interpretar, improvisar e compor demonstrando alguma capacidade ou habilidade.
Reconhecer a apreciar os seus trabalhos musicais, de colegas e de músicos por meio das próprias reflexões, emoções e conhecimentos, sem preconceitos estéticos, artísticos, étnicos e de gênero.
Compreender a música como produto cultural histórico em evolução e sua articulação com as histórias do mundo e as funções, valores e finalidades que foram atribuídas a ela por diferentes povos e épocas.
Reconhecer e valorizar o desenvolvimento pessoal em música nas atividades de produção e apreciação, assim como elaboração de conhecimentos sobre a música como produto cultural e histórico.
Formação de um grupo de canto na escola.
Avaliação
Com
este critério pretende-se avaliar se o aluno cria e interpreta com
musicalidade, desenvolvendo, a percepção musical, a imaginação e
a relação entre emoções e idéias musicais em produções com a
voz, com o corpo, com os diversos materiais sonoros e instrumentos.
Avalia-se também identifica e discute com discernimento valor e
gosto nas produções musicais e se percebe nelas relações com os
elementos da linguagem musical, características expressivas e
intencionalidade de compositores e interpretes.
O aluno
relaciona estilos, movimentos artístico, períodos, músicos e
respectivas produções no contexto históricos , social e
geográfico. E se valoriza e sabe utilizar registros de obras
musicais, tais como partituras, discos, fitas, etc., e os locais em
que podem ser encontrados, tais como bibliotecas, videotecas,
midiatecas, etc., respeitando as diferentes realidades culturais.
Meta
Este
trabalho pretende alcançar 70% das suas totalidades de aprendizagem.
Conclusão
Concluímos que o conhecimento da música abre perspectivas para que
o aluno tenha uma compreensão do mundo na qual a dimensão poética
esteja presente: a música ensina que é possível transformar
continuamente a existência, que é preciso mudar referências a cada
momento, ser flexível. Isso quer dizer que criar e conhecer são
indissociáveis e a flexibilidade é condição fundamental para
aprender e dar sentido a vida.