Histórico

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A Escola Rio Tocantins- CAIC é fruto de um projeto desenvolvido durante o Governo do Presidente Fernando Collor de Melo, que visava melhorar a qualidade de vida da população que morava em locais periféricos. Através desse projeto foram implantados diversos centros nas cidades mais populosas do Brasil, esses eram chamados Centro de Apoio à Criança e ao Adolescente- CAIC, e ofereciam diversos serviços a população, dentre eles creche em horário integral, centro de saúde, escolas de nível básico entre outros. Mas esses centros eram administrados utilizando uma pedagogia diferenciada, levando em consideração que seriam vários serviços oferecidos e que esses deveriam ajudar a modificar uma realidade existente.
Na cidade de marabá, localizada no sudeste do Pará, foi implantado a Escola Rio Tocantins- CAIC, esse nome foi dado pelo fator de que ela está situada próxima a margem do Rio Tocantins, especificamente na folha 13, que é circundado por folhas consideradas periféricas. Em 1995 e 1996, no mandato do Prefeito Haroldo Bezerra iniciou-se as obras de construção do centro. E em abril de 1997, foi inaugurada a primeira fase do CAIC, disponibilizando a população os serviços de Núcleo de Educação Infantil Cecília Meireles, Ensino Fundamental e Médio profissionalizante e o Centro de Saúde Hiroshi Matsuda e a Biblioteca Estudantil Frederico Carlos Fontinelle Morbach.
A primeira Gestora da escola Rio Tocantins- CAIC foi à Professora pp. Kátia Virginia Américo Garcia, ela tinha o papel de gerenciar o funcionamento do Ensino Fundamental (5ª a 8ª Séries) e dos dois cursos técnicos oferecidos, que era o Técnico em Enfermagem e Técnico de Processamento de Dados. Esses inicialmente foram oferecidos para 778 alunos, sendo 355 de Enfermagem e 423 para Processamento de Dados. O prédio abrigou a Escola de Ensino Fundamental Nova Esperança (1ª a 4ª Séries) com 11 turmas um total de 348 alunos, tendo como diretora a Professora Rosanira da Cruz Tavares, funcionando no prédio de 1997 a 2001. A partir de 2002 o Ensino Fundamental de 1ª a 4ª séries foi implantado pela própria escola.
No ano de 1998, outros setores do CAIC foram inaugurados, entre eles estava o Laboratório de Informática e de Ciências/Enfermagem, além do Núcleo de Tecnologia Educacional-NTE, que oferecia Cursos Tecnológicos para as escolas publica da região. Nesse ano também assumiu a direção da escola a professora pp. Marilza de Oliveira Leite. Que passou a ofertar o Ensino Médio regular. Assim a escola recebeu o reconhecimento para ofertar essa modalidade de ensino.
Em 2001 a Prefeitura Municipal decidiu modificar de lugar o Centro de Saúde Hiroshi Matsuda para a folha 11, devido ao espaço estar ficando pequeno para o numero de pessoas que vinham sendo atendido. Nesse período a Biblioteca da Escola que já era considerada a Biblioteca Municipal, teve a sua substituição para a Fundação Casa da Cultura, porém o acervo continuou sendo da escola.
Depois de um longo período de direção da professora pp. Marilza de Oliveira Leite, assumiu a direção da escola das duas redes a professora Maria Nildes Batista Silva de 2001 a 2003. Sendo que a partir deste ano ela ficou apenas no Ensino Médio até 2006. Enquanto que no Fundamental assumiu a direção a Professora pp. Ilanize Franco de Brito de 2003 a Dezembro de 2006. Em 2007 passou a ser dirigida pela professora pp. Maria Núbia de Oliveira Pinto do Ensino Médio e a Professora Raimunda Ivani de Sousa do Ensino Fundamental e, nesse período foi implantado na escola o Programa Portas Abertas, programa esse desenvolvido pelo Governo do Estado objetivando uma maior participação dos pais e da comunidade externa na escola. Eram ofertados diversos cursos, dentre eles corte e costura e Silk Scream, doces e confeitaria, manicure e pedicure, origami, bijuterias, pintura de quadros, bordado e pintura em tecidos e a realização de atividades esportivas. Em 2007 a professora Raimunda Ivani de Sousa assumiu a direção do Ensino Fundamental a professora Hellen Nyde da Silva e Souza assumiu a direção do Ensino Médio em 2009, vale ressaltar que a mesma foi eleita pela comunidade.
O CAIC no ano de 2013 completou 16 anos, e foram muitas conquistas, mesmo assim a estrutura física da escola acabou se deteriorando, mas as duas direções estão lutando para melhorá-la.
Agora em abril de 2013, a escola passa por sua primeira reforma somente na rede elétrica. Esperamos que  o mais breve possível toda a escola receba reforma também, pois a mesma está necessitada com urgência.


ADMINISTRAÇÃO GERAL
O Colégio Estadual e Municipal de Ensino Fundamental e Médio foi criado pensando em modificar uma realidade social de uma população carente que reside nas redondezas da escola. Dessa forma, quando ele foi criado foi implantado um sistema diferenciado de gestão, pois nele não agregava somente serviços educacionais, mais também de saúde, creches e esportivos. Porem com os problemas que aconteceu nos anos seguintes a escola passou a trabalhar em parceria das duas gestões fundamental e médio.
O CAIC apesar de possui uma estrutura física grande, não possui recursos humanos suficientes para atuar em outras áreas que possam possibilitar o seu desenvolvimento e assim a organização possui poucos setores definidos.

BREVE HISTÓRICO DOS ASPECTOS QUE REVELAM A MARCA DA SUA INSTITUIÇÃO QUE FAZ COM QUE ELA SE DESTAQUE:

O Colégio Rio Tocantins se destaca em vários aspectos: elevada aprovação de alunos no Concurso Vestibular das Universidades públicas estaduais e federais desde o ano de 2007 o IDEB vem aumentando consideravelmente; incentivo à prática esportiva como forma alternativa de vida saudável em contraposição à vida do crime e das drogas; utilização dos espaços escolares no final de semana pela comunidade local para fins de lazer e práticas religiosas; incentivo à construção de solidariedade humana; inclusão digital e outros.
Exemplos de situações concretas em que essas marcas se evidenciam:
Todo ano a Escola aprova muitos alunos nos Concursos Vestibulares da universidade Federal do Pará , da Universidade Estadual do Pará e de outras faculdades particulares. Em 2004 foram 12 alunos provados, em 2005 foram 20 alunos só na UFPA e em 2006 foram 10 alunos, 2009 tivemos 07 alunos na UFPA e UEPA. Essa marca é considerada elevada tendo como parâmetros as escolas públicas da região.
Como estamos localizados numa área periférica com grande índice de criminalidade incentivamos a prática esportiva por parte dos nossos alunos, principalmente com a realização anual da OLIERT (Olimpíadas internas da Escola Rio Tocantins-CAIC, o que possibilita aos nossos alunos praticarem várias modalidades esportivas como futebol, handebol, basquete, futebol de salão, vôlei e ultimamente a inclusão do xadrez como prática esportiva. São várias as participações em competições dentro e fora da escola , como também são muitos os troféus conquistados pelos nossos alunos.
A inclusão digital é uma outra marca registrada da nossa escola que vem fazendo bastante sucesso, principalmente entre os alunos. Há algum tempo a escola trabalha formação continuada de docentes através do NTE - Núcleo Tecnológico de Educação, que funciona na própria Escola. A sigla CAIC está sempre relacionada a esta ação. Ultimamente firmamos parceria com o Curso de Sistema de Informação da UFPA e também com os nossos próprios alunos através do PROGRAMA JOVEM VOLUNTÁRIO – ESCOLA SOLIDÁRIA oferecendo Curso de Informática Básica aos nossos alunos e à comunidade local.
Uma vez ao ano é feita a Gincana Solidária através da qual alunos e professores arrecadam materiais não perecíveis para realização do Natal em Família , momento em que os pais de alunos e funcionários carentes da Escola recebem uma cesta básica .
Nos finais de semana a escola é aberta para a comunidade praticar esporte e realizar eventos religiosos.