Histórico
A Escola Rio Tocantins- CAIC é fruto de um projeto desenvolvido
durante o Governo do Presidente Fernando Collor de Melo, que visava
melhorar a qualidade de vida da população que morava em locais
periféricos. Através desse projeto foram implantados diversos
centros nas cidades mais populosas do Brasil, esses eram chamados
Centro de Apoio à Criança e ao Adolescente- CAIC, e ofereciam
diversos serviços a população, dentre eles creche em horário
integral, centro de saúde, escolas de nível básico entre outros.
Mas esses centros eram administrados utilizando uma pedagogia
diferenciada, levando em consideração que seriam vários serviços
oferecidos e que esses deveriam ajudar a modificar uma realidade
existente.
Na cidade de marabá, localizada no sudeste do Pará, foi implantado
a Escola Rio Tocantins- CAIC, esse nome foi dado pelo fator de que
ela está situada próxima a margem do Rio Tocantins, especificamente
na folha 13, que é circundado por folhas consideradas periféricas.
Em 1995 e 1996, no mandato do Prefeito Haroldo Bezerra iniciou-se as
obras de construção do centro. E em abril de 1997, foi inaugurada a
primeira fase do CAIC, disponibilizando a população os serviços de
Núcleo de Educação Infantil Cecília Meireles, Ensino Fundamental
e Médio profissionalizante e o Centro de Saúde Hiroshi Matsuda e a
Biblioteca Estudantil Frederico Carlos Fontinelle Morbach.
A primeira Gestora da escola Rio Tocantins- CAIC foi à Professora
pp. Kátia Virginia Américo Garcia, ela tinha o papel de gerenciar o
funcionamento do Ensino Fundamental (5ª a 8ª Séries) e dos dois
cursos técnicos oferecidos, que era o Técnico em Enfermagem e
Técnico de Processamento de Dados. Esses inicialmente foram
oferecidos para 778 alunos, sendo 355 de Enfermagem e 423 para
Processamento de Dados. O prédio abrigou a Escola de Ensino
Fundamental Nova Esperança (1ª a 4ª Séries) com 11 turmas um
total de 348 alunos, tendo como diretora a Professora Rosanira da
Cruz Tavares, funcionando no prédio de 1997 a 2001. A partir de 2002
o Ensino Fundamental de 1ª a 4ª séries foi implantado pela própria
escola.
No ano de 1998, outros setores do CAIC foram inaugurados, entre eles
estava o Laboratório de Informática e de Ciências/Enfermagem, além
do Núcleo de Tecnologia Educacional-NTE, que oferecia Cursos
Tecnológicos para as escolas publica da região. Nesse ano também
assumiu a direção da escola a professora pp. Marilza de Oliveira
Leite. Que passou a ofertar o Ensino Médio regular. Assim a escola
recebeu o reconhecimento para ofertar essa modalidade de ensino.
Em 2001 a Prefeitura Municipal decidiu modificar de lugar o Centro de
Saúde Hiroshi Matsuda para a folha 11, devido ao espaço estar
ficando pequeno para o numero de pessoas que vinham sendo atendido.
Nesse período a Biblioteca da Escola que já era considerada a
Biblioteca Municipal, teve a sua substituição para a Fundação
Casa da Cultura, porém o acervo continuou sendo da escola.
Depois de um longo período de direção da professora pp. Marilza de
Oliveira Leite, assumiu a direção da escola das duas redes a
professora Maria Nildes Batista Silva de 2001 a 2003. Sendo que a
partir deste ano ela ficou apenas no Ensino Médio até 2006.
Enquanto que no Fundamental assumiu a direção a Professora pp.
Ilanize Franco de Brito de 2003 a Dezembro de 2006. Em 2007 passou a
ser dirigida pela professora pp. Maria Núbia de Oliveira Pinto do
Ensino Médio e a Professora Raimunda Ivani de Sousa do Ensino
Fundamental e, nesse período foi implantado na escola o Programa
Portas Abertas, programa esse desenvolvido pelo Governo do Estado
objetivando uma maior participação dos pais e da comunidade externa
na escola. Eram ofertados diversos cursos, dentre eles corte e
costura e Silk Scream, doces e confeitaria, manicure e pedicure,
origami, bijuterias, pintura de quadros, bordado e pintura em tecidos
e a realização de atividades esportivas. Em 2007 a professora
Raimunda Ivani de Sousa assumiu a direção do Ensino Fundamental a
professora Hellen Nyde da Silva e Souza assumiu a direção do Ensino
Médio em 2009, vale ressaltar que a mesma foi eleita pela
comunidade.
O CAIC no ano de 2013 completou 16 anos, e foram muitas conquistas,
mesmo assim a estrutura física da escola acabou se deteriorando, mas
as duas direções estão lutando para melhorá-la.
Agora em abril de 2013, a escola passa por sua primeira reforma somente na rede elétrica. Esperamos que o mais breve possível toda a escola receba reforma também, pois a mesma está necessitada com urgência.
Agora em abril de 2013, a escola passa por sua primeira reforma somente na rede elétrica. Esperamos que o mais breve possível toda a escola receba reforma também, pois a mesma está necessitada com urgência.
ADMINISTRAÇÃO GERAL
O Colégio Estadual e Municipal de Ensino Fundamental e Médio foi
criado pensando em modificar uma realidade social de uma população
carente que reside nas redondezas da escola. Dessa forma, quando ele
foi criado foi implantado um sistema diferenciado de gestão, pois
nele não agregava somente serviços educacionais, mais também de
saúde, creches e esportivos. Porem com os problemas que aconteceu
nos anos seguintes a escola passou a trabalhar em parceria das duas
gestões fundamental e médio.
O CAIC apesar de possui uma estrutura física grande, não possui
recursos humanos suficientes para atuar em outras áreas que possam
possibilitar o seu desenvolvimento e assim a organização possui
poucos setores definidos.
BREVE
HISTÓRICO DOS ASPECTOS QUE REVELAM A MARCA DA SUA
INSTITUIÇÃO QUE FAZ COM QUE ELA SE DESTAQUE:
O
Colégio Rio Tocantins se destaca em vários aspectos: elevada
aprovação de alunos no Concurso Vestibular das Universidades
públicas estaduais e federais desde o ano de 2007 o IDEB vem
aumentando consideravelmente; incentivo à prática esportiva como
forma alternativa de vida saudável em contraposição à vida do
crime e das drogas; utilização dos espaços escolares no final de
semana pela comunidade local para fins de lazer e práticas
religiosas; incentivo à construção de solidariedade humana;
inclusão digital e outros.
Exemplos
de situações concretas em que essas marcas se evidenciam:
Todo ano a Escola aprova muitos alunos nos Concursos Vestibulares
da universidade Federal do Pará , da Universidade Estadual do Pará
e de outras faculdades particulares. Em 2004 foram 12 alunos
provados, em 2005 foram 20 alunos só na UFPA e em 2006 foram 10
alunos, 2009 tivemos 07 alunos na UFPA e UEPA. Essa marca é
considerada elevada tendo como parâmetros as escolas públicas da
região.
Como estamos localizados numa área periférica com grande índice de
criminalidade incentivamos a prática esportiva por parte dos nossos
alunos, principalmente com a realização anual da OLIERT (Olimpíadas
internas da Escola Rio Tocantins-CAIC, o que possibilita aos nossos
alunos praticarem várias modalidades esportivas como futebol,
handebol, basquete, futebol de salão, vôlei e ultimamente a
inclusão do xadrez como prática esportiva. São várias as
participações em competições dentro e fora da escola , como
também são muitos os troféus conquistados pelos nossos alunos.
A
inclusão digital é uma outra marca registrada da nossa escola que
vem fazendo bastante sucesso, principalmente entre os alunos. Há
algum tempo a escola trabalha formação continuada de docentes
através do NTE - Núcleo Tecnológico de Educação, que funciona na
própria Escola. A sigla CAIC está sempre relacionada a esta ação.
Ultimamente firmamos parceria com o Curso de Sistema de Informação
da UFPA e também com os nossos próprios alunos através do
PROGRAMA JOVEM VOLUNTÁRIO – ESCOLA SOLIDÁRIA oferecendo
Curso de Informática Básica aos nossos alunos e à
comunidade local.
Uma vez ao ano é feita a Gincana Solidária através da
qual alunos e professores arrecadam materiais não perecíveis para
realização do Natal em Família , momento em que os
pais de alunos e funcionários carentes da Escola recebem uma cesta
básica .
Nos finais de semana a escola é aberta para a comunidade praticar
esporte e realizar eventos religiosos.