Cantando na Escola


ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL RIO TOCANTINS


FRANCILEIDE PEREIRA MARTINS
LUCIA BOTINELLY
MIRIAN ROSA PEREIRA





PROJETO: CANTANDO NA ESCOLA.







MARABÁ – PA
2010

APRESENTAÇÃO
A Arte de dançar e cantar faz parte das culturas humanas e sempre integrou o trabalho, as religiões e as atividades de lazer. Atualmente, o desenvolvimento tecnológico aplicado as comunicações vem modificando consideravelmente as referências musicais das sociedades pela possibilidade de uma escuta simultânea de toda a produção mundial por meio de disco, fitas, rádios, CDs, televisões, computadores, jogos eletrônicos, cinema, publicidade, etc..
Toda ação humana envolve a atividade corporal e oral. A criança é um ser em constante mobilidade e utiliza-se dela para buscar conhecimento de si mesma e daquilo que a rodeia, relacionando-se com objetos e pessoas. A ação física é necessária para que a criança harmonize de maneira integradora as potencialidades motoras, afetivas e cognitivas.
Nesta visão, a escola objetiva mobilizar em propiciar o desenvolvimento do pensamento artístico e da percepção estética, que caracterizam um modo próprio de ordenar e dar sentido à experiência humana: o aluno desenvolve sua sensibilidade, percepção, e imaginação, tanto ao realizar formas artísticas quanto na ação de apreciar e conhecer as formas produzidas por eles e pelos colegas; pela natureza e nas diferentes culturas.
A partir desse foco realizaremos aulas de musica buscando informações teóricas com autores, pesquisas de letras musicais, que fundamente suas atividades pedagógicas:
Que tipo de conhecimento caracteriza a arte?
Qual a sua importância no meio social?
Como as contribuições da arte podem ser significativas para o aluno?
Com relação aos conteúdos, este projeto orienta-se o ensino da área de modo a acolher a diversidade do repertório cultural que a criança traz para a escola, a trabalhar com os produtos da comunidade na qual a escola está inserida.
Além disso, o incentivo à curiosidade pela manifestação artística de diferentes culturas, por suas crenças, uso e costumes, pode despertar no aluno o interesse por valores diferentes dos seus, promovendo o respeito e o reconhecimento dessas distinções; ressalta-se nesse projeto opertinência intrínseca de cada grupo e de seu conjunto de valores, possibilitando reconhecer em si e valorizar no outro a capacidade artística de manifestar na diversidade.
Objetivo Geral

  • Compreender e saber identificar a arte como fato histórico contextualizado nas diversas culturas, conhecendo respeitando e podendo observar as produções presentes no entorno, assim como as demais do patrimônio cultural e do universo natural, identificando a existência de diferenças nos padrões artísticos.
Objetivos Específicos

  • Interpretações de músicas existentes vivenciando um processo de expressão individual ou grupal, dentro e fora da escola.

  • Arranjos, improvisações e composições dos próprios alunos baseados nos elementos da linguagem musical em atividades que valorizem seus processos pessoais, conexões com a sua própria localidade e suas identidades culturais.

  • Utilização do sistema modal/tonal na prática do canto a uma ou mais vozes

  • Apreciação e reflexão sobre músicas da produção regional, nacional e internacionais consideradas do ponto de vista da diversidade, valorizando as participações ao vivo.

  • Músicos como agentes sociais: vidas, épocas e produções;

  • A música é sua importância na sociedade e na vida dos indivíduos.
Metodologia

  • Interpretar, improvisar e compor demonstrando alguma capacidade ou habilidade.

  • Reconhecer a apreciar os seus trabalhos musicais, de colegas e de músicos por meio das próprias reflexões, emoções e conhecimentos, sem preconceitos estéticos, artísticos, étnicos e de gênero.

  • Compreender a música como produto cultural histórico em evolução e sua articulação com as histórias do mundo e as funções, valores e finalidades que foram atribuídas a ela por diferentes povos e épocas.

  • Reconhecer e valorizar o desenvolvimento pessoal em música nas atividades de produção e apreciação, assim como elaboração de conhecimentos sobre a música como produto cultural e histórico.

  • Formação de um grupo de canto na escola.
Avaliação
Com este critério pretende-se avaliar se o aluno cria e interpreta com musicalidade, desenvolvendo, a percepção musical, a imaginação e a relação entre emoções e idéias musicais em produções com a voz, com o corpo, com os diversos materiais sonoros e instrumentos. Avalia-se também identifica e discute com discernimento valor e gosto nas produções musicais e se percebe nelas relações com os elementos da linguagem musical, características expressivas e intencionalidade de compositores e interpretes.
O aluno relaciona estilos, movimentos artístico, períodos, músicos e respectivas produções no contexto históricos , social e geográfico. E se valoriza e sabe utilizar registros de obras musicais, tais como partituras, discos, fitas, etc., e os locais em que podem ser encontrados, tais como bibliotecas, videotecas, midiatecas, etc., respeitando as diferentes realidades culturais.

Meta
Este trabalho pretende alcançar 70% das suas totalidades de aprendizagem.

Conclusão
Concluímos que o conhecimento da música abre perspectivas para que o aluno tenha uma compreensão do mundo na qual a dimensão poética esteja presente: a música ensina que é possível transformar continuamente a existência, que é preciso mudar referências a cada momento, ser flexível. Isso quer dizer que criar e conhecer são indissociáveis e a flexibilidade é condição fundamental para aprender e dar sentido a vida.