ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL RIO TOCANTINS


Dia da Comunidade na Escola: um mundo de leitura: um universo de aprendizagem, uma comunidade de leitores

 


APRESENTAÇÃO

Neste sábado, dia 12 de maio de 2012, no horário de 08h às 12h, será realizado na Escola Municipal de Ensino Fundamental Rio Tocantins o Dia da Comunidade na Escola: um mundo de leitura: um universo de aprendizagem, uma comunidade de leitores. Este dia é específico de mobilização e ações para propiciar a comunidade a construir novos saberes, compartilhar e consolidar novos olhares para o universo da leitura.
É nessa perspectiva que esta Unidade de Ensino tem o compromisso de despertar e ampliar novas práticas de leitura, como também incentivar a formação de uma comunidade de leitores.
O intuito do evento é desenvolver atividades de incentivo à leitura no espaço escolar a partir de um trabalho coletivo, com o envolvimento de estudantes, professores, funcionários, pais e a comunidade geral. Também, apresentaremos a culminância dos projetos realizados desde fevereiro do corrente ano, com apresentação de recital, teatro, dança, exposições, canto, documentário, filmes, exposições e utilidade de serviço púbico com distribuição de livros, revistas e outras literaturas para a comunidade.
Os projetos são intitulados de: As paisagens do local onde vivo, Jornal, Lendas, Identidade e Paisagens: as relações entre os lugares onde vivo, Quem canta seus males espanta, Quem recita seus males evita: lendo poemas e sentindo a poesia, As receitas da minha terra, Causos, Descobrimento do Brasil, Um museu temporário. Esses projetos foram desenvolvidos de maneira colaborativa entre professores e alunos, assim, possibilitou uma série de aprendizagens, sobretudo o ensino da leitura, como um processo de transformação contínua para compreender o mundo, em que o sujeito interage, tendo como foco o interesse a partir da realidade da comunidade na qual a escola está inserida, deste modo, foi possível melhores compreensões de si mesmo.